Play Station em Segunda Mão

Com a quinta versão da Play Station a caminho, muitos consumidores irão considerar substituir a Play Station que têm em casa pela PlayStation 5 para Natal 2020, que apostou num novo comando, em opções mais ambientalistas e será compatível com os jogos PS4 e PS VR.


Para financiar esta nova aquisição, é aconselhado planear com antecedência.

Porque não vender a Play Station que tem em casa?

E para quem quer jogar aos clássicos que a PS5 não permite, porque não voltar as antigas consolas com os seus jogos a um preço vantajoso?


Fizemos uma lista das características mais importantes da consola líder do mercado:

A primeira edição foi lançada no Japao em 1994 e estava em competição direta com a Nintendo 64 e a Sega Saturn. As características únicas que tornaram a PS1 num sucesso foram o foco no 3D, os cartões memória de 128kb e o conforto da consola (embora a primeira versão não possuísse DualShock).

Em 1996, mais de 400 jogos estavam a ser desenvolvidos para a Play Station, comparado a 200 para a Sega e 60 para a Nintendo.


Os jogos mais memoráveis desta versão são:

Resident Evil series, Tekken series, Dead or Alive, Tomb Raider, Final Fantasy VII/VIII/IX, Castlevania: Symphony of the Night, Silent Hill, Metal Gear Solid, Crash Bandicoot, Tony Hawk’s Pro Skater 2, Gran Turismo, Chrono Cross, Spyro the Dragon, PaRappa the Rapper


Em 2000, a Sony introduziu a PlayStation One: uma versão mais compacta e redonda, a interface gráfica atualizada.

A segunda edição foi lançada no Japão em 2002 e continua a ser a consola mais vendida ate a data, com 155 milhões de unidades vendidas no espaço de 12 anos. Em direta competição com a Sega Dreamcast, Nintendo’s GameCube e Microsoft’s Xbox, o leque de mais de 2000 jogos tornou esta consola na líder do mercado.


A consola era compativel com a maioria dos jogos da PlayStation 1, o que era uma característica rara na altura. Foi também a primeira consola compatível com DVDs, permitindo aos seus utilizadores assistir a filmes na mesma.

Os cartões memoria passaram a 8mb e o DualShock 2 foi introduzido no seu comando, ainda conectados a consola por cabos.


Os jogos mais memoráveis desta versão são:

Grand Theft Auto III/Vice City/San Andreas, Final Fantasy X, Devil May Cry, Suikoden series, Metal Gear Solid 2/3, Twisted Metal Black, Silent Hill series, Jak and Daxter, Ratchet & Clank, Sly Cooper, Kingdom Hearts I/II, Katamari Damacy, God of War I/II, Gran Turismo 3: A-Spec


Em Setembro 2004, a Sony introduziu o modelo Slim (PlayStation 2 Slimline). Este sistema era mais pequeno, mais silencioso e possuía um Ethernet port.

A terceira edição foi lançada no Japão em 2006 e vendeu mais de 80 milhões de unidades.

Apesar do seu preço inicial ser dos mais elevados da saga PlayStation na altura, o seu leitor Blu-Ray permitia ler DVDs como tal a um preço bastante inferior aos leitores Blu-Ray presentes no mercado nessa altura. Esta versão estava em direta competição com a Xbox 360 da Microsoft e a Nintendo Wii.


Inicialmente, a PS3 era compatível com jogos da consola PS2, graças a um processador PS2 incorporado na nova consola. Para reduzir custos de produção, a Sony decidiu mais tarde remover esse processador, tornando a PS3 incompatível com o seu predecessor.


Esta consola possuía Wi-Fi, permitindo aos seus utilizadores ter acesso a PlayStation Network, fazendo download de diversos jogos e acedendo a aplicações como Netflix e Youtube. Esta versão introduziu igualmente a DualShock 3, um comando wireless com deteção de movimentos nos jogos, permitindo ao utilizador imergir no seu jogo.


Os jogos mais memoráveis desta versão são:

The Last of Us, Grand Theft Auto IV/V, Uncharted 2/3, LittleBigPlanet, Red Dead Redemption, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, God of War III


Em 2009, a Sony introduziu o modelo Slim. Era 1/3 mais pequeno e leve, consumia menos energia e era mais silencioso que o modelo original. O modelo Slim deixou de possuir o botão iniciar na parte de trás da consola. A versão Slim possuía igualmente um novo logotipo.


Em 2010, a Sony introduziu igualmente um novo comando de Move Motion a esta consola.


Em 2012, a edicao PS3 SuperSlim foi introduzida no mercado. Este foi o marco da primeira vez em que a Sony fez uma segunda revisão do seu modelo. Muito mais leve do que o seu modelo anterior, a SuperSlim teve igualmente uma grande mudança de design em que a frente da consola criava uma ilusão de óptica, tornando a entrada de disco praticamente invisível.

A quarta edição foi lançada em 2013, sendo a consola mais vendida num período de 24 horas com 1 milhão de modelos vendidos no primeiro dia. Esta consola estava em direta competição com a Nintendo Wii U e a Microsoft Xbox One.

Este modelo introduziu a opção de carregar e partilhar gameplay cips. O botão de partilha (share) foi adicionado ao comando DualShock 4 assim como uma entrada auxiliar para auscultadores. A consola PS4 não e compatível com os seus predecessores.


Os jogos mais memoráveis desta versão continuam a ser lançados diariamente.


Em Setembro 2016, a PlayStation 4 Slim foi lançada. Uma versão mais pequena e com um preço mais em conta. A sua longevidade era superior a original devido ao seu formato que permitia aceder a ventoinha interior mais facilmente que a PS4 original. Embora com menos memória que a original na primeira versão, as próximas versões apresentaram a mesma quantidade que a Play Station 4 (Fat).


Dois meses mais tarde, a PlayStation 4 Pro foi lançada. Esta e a versão mais recente ate a data. A ultima versão foi feita para os gamers com um processador gráfico mais rápido que permite experienciar um modo de jogo mais real.

A PS5 esta prevista sair para Natal 2020. Esta data marca igualmente o lançamento da Xbox Scarlett da Microsoft. Varias melhorias desta nova versão incluem um novo comando,


Chegará o DualShock 5: com sensor haptico em vez das vibrações do comando atual. Permite sentir sensações completamente diferentes entre um carro em GTA a bater num muro ou um corte de bola em FIFA. Podera também sentir as diferentes texturas entre correr num campo de relvado ou sobre uma poça lama.


Outra novidade sera os adaptive triggers (L2 / R2). Isto significa que quando pressionar estas teclas, sentira uma certa resistencia, como quando se lança a seta de um arco ou se acelera um caro num terreno rochoso. Leia toda a explicação aqui.


Seguindo as tendências do mercado, a Sony inclinou-se para uma abordagem ambientalista com uma suspensão de jogo mais eficaz que permitirá uma poupança de energia superior.


"Se 1 milhão de utilizadores fizerem uso da nova versão da suspensão de jogo, poupar-se-a o equivalente da electricidade media anual de 1000 casas nos Estados Unidos."

- Jim Ryan, Presidente da Sony





Para saber mais sobre a historia das diversas versões da PlayStation, visita este site.

Desloca-te a loja Cash Express mais próxima de ti (Portimão ou Tavira, brevemente Albufeira e Faro) para recordar todos estes jogos e consolas em segunda-mão (produtos usados mas interporias). Vê os horários aqui.


Para mais questões, nao hesites em contactar-nos!

A Equipa Cash Express Portugal